Coordenador : Andre Elias Morelli Ribeiro
Ano: 2023
Edital: UFF/PROEX - Fluxo Contínuo 2023
Protocolo: 394685.2206.351433.30052023
Departamento/Setor: RPS
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : O objetivo deste projeto é a criação de uma série de produtos de divulgação de conhecimento científico disponibilizado gratuitamente na internet. Logo, não há sentido em discriminar a tabela a seguir sobre Público Alvo. A despeito disso, preenchemos a mencionada tabela uma vez que o sistema não permite o envio da proposta sem o devido preenchimento das janelas. Porém, esses números que compõem a tabela provavelmente serão muito maiores.
Local de atuação: Sede do Instituto de Humanidades e Saúde da Universidade Federal Fluminense
Objetivo
Objetivo principal *Produção integrada de conhecimentos de popularização de ciência e tecnologia pela internet sobre História da Psicologia. Os meios eletrônicos (website, canal, redes sociais, wiki) serão utilizados como ferramentas digitais de educação capazes de transmitir conhecimentos científicos. Tais conhecimentos serão produzidos por professores, alunos, técnicos e outros profissionais, que visualizem além das fronteiras das instituições que atuam. Objetivos específicos *Produção de conteúdo original a ser publicado no canal História da Psicologia TV, no YouTube *Manutenção e atualização do website, http://historiadapsicologia.com.br *Manutenção e criação de novos materiais na enciclopédia do tipo wiki WikiHP (Enciclopédia Eletrônica de História da Psicologia), http://wiki.historiadapsicologia.com.br *Manutenção de ações em redes sociais para divulgação das ações do Portal * Promover e fortalecer a interação entre profissionais, alunos e interessados, gerando efeito multiplicador; * Multiplicar conhecimentos e saberes na área do projeto, abordando temáticas na área da história da psicologia e de áreas correlatas.
Resumo
O Portal História da Psicologia é a integração de uma série de três iniciativas, desenvolvidas desde o início de 2020. A primeira é a criação do site História da Psicologia, a segunda é a criação de canais de comunicação audiovisual para produção de conteúdos originais sobre o assunto do Portal no YouTube, o Canal História da Psicologia TV, e o terceiro é a criação de uma enciclopédia do tipo wiki, a WikiHP, com verbetes dedicados à história da psicologia. O Portal História da Psicologia é uma ação educativa voltada para a produção de conhecimento científico, divulgação e popularização das ciências em diferentes canais multimídia via internet, com a participação da comunidade externa e interna da UFF. O Portal também mantém uma ação nas redes sociais, limitando-se por ora a divulgar a própria produção científica.